Mar 7, 2009

Ribeira de Beijós

Durante a minha visita a Portugal no ano passado tive a oportunidade de passar por muitos recantos de Beijós aonde não passava há muito tempo. Este foi um deles. Nessa altura o caudal da Ribeira estava muito anémico. Então eu tomei a liberdade de inventar uma Ribeira mais robusta, como ela deve parecer no Inverno.

During my visit to Portugal last year I had the chance to visit certain spots in Beijós for the first time in several years. This was one of them. At the time the flow of the Ribeira (Creek) was very anemic. So, I took the liberty to imagine how this creek might look in the winter, with a more robust flow.
Aguarela, 23 x 30.5 cm, Papel Fabriano cold pressed

26 comments:

  1. Bem ,
    O que posso dizer, é que continuam a ser imagens como que vistas
    in-loco
    Já agora,
    Quanto tempo levou a fazer esta pintura?

    ReplyDelete
  2. jo ra tone, esta levou cerca de três horas incluindo o desenho. Obrigado e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  3. Infelizmente, está mais bonito do que in loco.

    ReplyDelete
  4. Todo o encanto das cenas ribeirinhas está presente nesta imagem, que o branco da cal parece fazer inundar de luz. Gosto especialmente da água, tema sempre difícil, da vegetação ribeirinha e da elegante ponte em fundo.
    Bom Domingo!

    ReplyDelete
  5. Carlos, ainda que a câmara fotográfica possa ser um pouco inflexível, a pintura permite-nos estas pequenas liberdades. De qualquer maneira, este recanto de Beijós continua a ser extremamente pitoresco.
    Paulo, sempre que preciso de pintar água ou extensa vegetação, começa-me o braço a tremer levemente com apreensão. Desta vez fiquei razoávelmente satisfeito com o resultado.

    ReplyDelete
  6. Nice painting. I like the way you handled the foreground water and bushes. I also like the bright sunlight on the wall. Of course, you are a master of sky colors.

    ReplyDelete
  7. Thanks Brent. I always find water and vegetation a bit tricky. I was happy with this one.

    ReplyDelete
  8. Parabéns pela tela!
    Se, no Verão de 2008 a ribeira estava vazia, esta imagem já foi vista imensas vezes durante o Inverno. Estou em crer que o Villager terá observado isso durante o tempo que permaneceu em Portugal.
    Certamente observava cenário enquanto esperava a Carreira para ir para Viseu.
    Muito bem concebida!

    ReplyDelete
  9. Willoughby, está certo, eu lembro-me da Ribeira bem cheia no Inverno e de ouvi-la a rugir. Isso ajudou-me a reviver esta cena. Era sempre um som bem-vindo quando a camionete dos Figueiredos chegava de Viseu.

    ReplyDelete
  10. Esta aguarela está magnífica.

    5 *****

    Vou guardá-la.

    Se me permitir vou imprimi-la e colocar no meu gabinete de trabalho.

    ReplyDelete
  11. Aliás...

    Será que posso comprar esta aguarela?

    ReplyDelete
  12. António,
    Fico muito satisfeito por gostar desta pintura. Pode absolutamente reproduzi-la.
    Sobre a questão da compra do original, eu vou-lhe responder via email. Muito obrigado.

    ReplyDelete
  13. What a gorgeous painting! I love the white buildings against the dark sky and the bridge, the water...Just gorgeous. The Southern Jewel

    ReplyDelete
  14. I am so glad you like it Jewel. This place is close to where I was born and I always wanted to paint this scene.
    Thanks for your kind comments.

    ReplyDelete
  15. Parabéns e obrigado pelo brinde que este trabalho representa para os Beijosenses.

    Será até uma visão crítica alertando para o que deveria ou poderia ser contemplado naquele e outros locais semelhantes no nosso meio.

    Eu prefiro acreditar que se trata da cópia fiel dos melhores detalhes de uma ou mais fotos do local.
    ... que tem condições para ser também fotogénico, não fosse a falta de limpeza e cuidado na manutenção e asseio destes luagares públicos.

    Talvez uma boa oportunidade para se proceder à necessária intervenção da autarquia e também com o apoio e colaboração de populares.

    ReplyDelete
  16. Parabéns e obrigado pelo brinde que este trabalho representa para os Beijosenses.

    Será até uma visão crítica alertando para o que deveria ou poderia ser contemplado naquele e outros locais semelhantes no nosso meio.

    Eu prefiro acreditar que se trata da cópia fiel dos melhores detalhes de uma ou mais fotos do local.
    ... que tem condições para ser também fotogénico, não fosse a falta de limpeza e cuidado na manutenção e asseio destes luagares públicos.

    Talvez uma boa oportunidade para se proceder à necessária intervenção da autarquia e também com o apoio e colaboração de populares.

    ReplyDelete
  17. Anónimo,
    Este lugar é realmente muito bonito. Esperemos que no futuro a sua beleza seja preservada para os mais novos, para todos nós, e para as gerações futuras também.
    Obrigado pela visita e comentário.

    ReplyDelete
  18. Bom dia!, Exclente trabalho, gosto de pintar embora a oleo, mas a aguarela ejerce um fascinio especial...as vossas pinturas estão muito bem conseguidas ..Parabens

    ReplyDelete
  19. Alberto, obrigado pela visita e comentario. Gostei do oleo que mostra no "Cada Minuto" e espero ver mais.

    ReplyDelete
  20. Da grande vontade em comentar o excelente trabalho, associado a uma dificuldade técnica momentânea, resultou um texto aparentemente anónimo mas duplicado, o que é positivo.

    Boas pinceladas.
    Roger.a

    ReplyDelete
  21. roger.a, obrigado pelo comentario. Ainda bem que a dificuldade tecnica foi resolvida!

    ReplyDelete
  22. bom dia,

    como prometi vou fazer alguns comentários e pedir algumas dicas....

    sobre este trabalho acho excelente o enquadramento, o desenho, a prespectiva e as sombras que estão correctissimas o que resulta num trabalho de muita profundidade.

    peço muito sinceramente que não leve a mal (eu própriojá fiz este erro muitas vezes) mas as árvores em segundo plano (à esquerda e direita em cima) deviam estar menos escuras de modo a não quebrar a prespectiva aérea. (os verdes são os piores tons e facilmente distorcem completamente os planos. esta dificuldade leva-me, na maior parte das vezes a não utilizá-los (é um dos meus maiores receios em aguarela)pois facilmente, como disse, trazem "para a frente do quadro" objectos que deviam permanecer em segundo plano, o que já me deu muitas dores de cabeça. um abraço. frederico

    ReplyDelete
  23. apenas para remeter o meu contacto (comentário n.º 22) fredericommarques@gmail.com

    ReplyDelete
  24. Frederico, tem razão, as cores ficam mais diluídas com a distância. Eu penso que fiz essas árvores mais escuras num esforço para ganhar um pouco de contraste. Obrigado pelo comentário e sugestões.

    ReplyDelete
  25. Está linda aguarela está, enfim em Beijós, na minha casa , onde espero o Artista Júlio Rodrigues para uma bebida e uma selfie.
    beijoztwo.blogspot.com/2022/08/talvez-um-dia-me-encontre.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez para o próximo verão, se os astros se alinharem. Muito obrigado.

      Delete