Aug 7, 2010

Foz do Dão

A aldeia de Foz do Dão ficava entre os rios Dão e Mondego onde eles se juntavam. A aldeia já não existe. Isto é…os seus vestígios existem ainda, mas debaixo de água. Ela foi submergida pela Barragem da Aguieira que foi construída dois quilómetros a jusante por volta de 1980.

The village of Foz do Dão (literally, the mouth of the River Dão) no longer exists. That is, its ruins are still there…under water. It was submerged in 1980 by the Aguieira Dam, two kilometers down the river.

Lápis sobre Bristol board, 18x 25 cm
          

7 comments:

  1. É o primeiro trabalho exclusivamente a lápis que vi do Villager (mea culpa) mas acho que conseguiu um nível de detalhe e um jogo de sombras que esteticamente só é mesmo batido pelas... suas côres :)
    Eduardo G. L.

    ReplyDelete
  2. Beautiful drawing! I love the way the bridge was done and the reflection on the water. Outstanding!

    ReplyDelete
  3. Eduardo G., o lápis é talvez um pouco ignorado como meio de expressão artística. O meu amigo Paulo Mendes demonstra a beleza e simplicidade deste meio no Postalguarelas.
    No outro dia, vasculhando pelos meus livros empilhados, encontrei um escrito e ilustrado por Ferdinand Petrie cujos trabalhos a lápis são extraordinários. E também outro livro da mesma qualidade por outro “mestre”, Ernest Watson.
    Por isso, este desenho que por retratar uma cena já desaparecida me pareceu melhor representar a preto-e-branco.
    Muito obrigado pela visita e comentário.

    ReplyDelete
  4. Thank you so much Jewel. I had a lot of fun with this experiment, and I was very happy with the result.

    ReplyDelete
  5. Esta tela é inédita.
    Penso não haver muitas imagens que nos tragam à memória uma aldeia do passado.
    Gostei!
    Os meus parabéns!

    ReplyDelete
  6. Willoughby, deve ter sido uma tristeza devastadora para as populações afectadas. Ainda bem que a nossa região nao está ameaçada por barragens. A não ser que construam uma nos encontros do Rio Dão com a Ribeira de Beijós...ainda bem que a Póvoa fica bem no alto...(-:)
    Obrigado pelo comentário.

    ReplyDelete
  7. Caro Villager:
    Está um trabalho realmente notável!
    Muitos parabéns e um grande abraço

    ReplyDelete