Sep 6, 2009

Póvoa da Pégada

A Rua Padre Filipe na Póvoa da Pégada aparece aqui novamente, na direção Sul. A casa a médio plano no centro direito da imagem era antigamente chamada “A Televisão”. Isto é porque ela servia como centro comunitário onde os habitantes se podiam dar ao luxo de assistir aos programas da RTP no único televisor que então existia na aldeia. Infelizmente a casa está agora muito degradada, e só posso esperar que com alguma sorte, seja um dia recuperada.

This is another view of Póvoa, my hometown in Northern Portugal. The house on the center right middleground was –many years ago – used as community center where everyone could watch TV on the only set in existence in the entire village.
Sadly, it is now in serious disrepair, and I hope that with a little luck it will be one day recuperated for some other public need.

Aguarela, 25 x 35 cm, Papel Arches cold press



14 comments:

  1. Muito bonita!
    Parabéns!
    Quem sabe...sabe. Não há dúvida de que está um trabalho perfeito.

    Também a descrição da história da casa onde os Povoenses viam a televisão me surpreendeu. Nunca tinha ouvido falar. Vou ali com frequência e nunca ninguém me contou esta história da casa...
    O meu Obrigado. Enriqueceu-me os meus conhecimentos sobre a Póvoa da Pégada e despertou em mim maior curiosidade em aprofundar a vida da comunidade nos pequenos povoados... Vejo que há maior aproximação e interajuda entre as pessoas.

    Os meus sinceros Parabéns!

    ReplyDelete
  2. É verdade Willoughby - estes pequenos detalhes podem perder-se no tempo ao fim de umas poucas gerações.

    Eu mesmo vi aqui muitos episódios do “Bonanza”…a preto e branco está claro.

    Obrigado, e boa semana.

    ReplyDelete
  3. Belo trabalho, e bonita história, típica das aldeias Portuguesas.

    Apreciei o detalhe das diferentes tonalidades do granito do região.
    Parabéns.

    ReplyDelete
  4. Roger, como sabemos o granito nao falta nas Beiras e pode ter muitos tons diferentes. Obrigado pelo comentario.

    ReplyDelete
  5. Excelente aguarela!
    É bom saber que voltou a ter tempo para pintar e nos maravilhar.
    Abraço,

    ReplyDelete
  6. Mais uma aguarela e mais uma surpresa.
    Parabéns.
    Devo dizer-lhe que "roubei", a da ponte de Beijós e coloquei como fundo do meu ambiente de trabalho.
    Ficou linda.
    Obrigada
    Isabel Clara
    Damaia

    ReplyDelete
  7. Luis, é sempre dificil encontrar tempo para pintar mas cá vou tentando. Obrigado.

    Isabel, fico contente por ter gostado dessa pintura e por tê-la “roubado.” Grato pelo comentário.

    ReplyDelete
  8. Hola, como siempre tus acuarelas con mucha luz, muy bien trabajadas, además en este caso me gustó la historia de esa casa con el único televisor, historias reales de muchos pueblos.
    saludos

    ReplyDelete
  9. Fernando Pena, Muchas Gracias por la visita e comentario.
    Saludos.

    ReplyDelete
  10. it seemes that you did not forgot your roots.
    nice painting.
    I take from you, all, the virus of painting. And I´m soo happy.I think that I´ll have a lot of them untill I´ll go back, to my home.

    I wish you all the best.

    ReplyDelete
  11. Thank you giuliaszavo. Like you, I got the painting "bug" a long time ago. It is for me one of the good things in life.
    Best Regards.

    ReplyDelete
  12. ola, ja 'a muito tempo que nao vinha ver as suas aguarelas, mas justifico já que é so mesmo por falta de tempo...
    Fiquei super contente por voltar a ver mais uma aguarela onde aparece a casa onde vivo, muito obrigada esta fantástica. Até breve beijinhos. Rita Abrantes

    ReplyDelete
  13. Rita, obrigado pelo seu comentário. Demorou muito, mas finalmente ganhei coragem para seguir uma sugestão e pintar esta cena que me é tão familiar. Cumprimentos á família incluíndo o seu pai, Sr. Ramiro.

    ReplyDelete
  14. olá o meu pai agradece os seus cumprimentos pois ele esta cá ao pe de mim agora, manda lhe os parabens pelos seus trabalhos ele gostou imenso, tambem diz que já á muitos anos que nao se encontram. Um grande abraço do Ramiro e os meus cumprimentos tambem para si e familia.
    Rita Abrantes

    ReplyDelete