Jul 3, 2010

Castelo de Sortelha - Sortelha Castle

Tempo para uma pequena remodelação. O sobretítulo apenas significa que talvez apareçam um pouco mais de motivos deste lado esquerdo do Atlântico.

Neste desenho todos os detalhes foram definidos com o lápis. Adicionar um pouco de aguarela levou apenas cinco minutos.

Time for a little title renovation. The upper title just means there may be a few more themes from this left side of the Atlantic.

In this drawing, all the details were defined by the pencil. Adding a little watercolor took  just five minutes.

Lápis aguarelado, 10x14 cm
Caderno/Sketchbook  Moleskine

10 comments:

  1. Esta técnica do lápis realçado apenas com um pouco de aguarela resulta muito bem, sobretudo tratando-se de castelos e serranias onde a pedra predomina.
    Qualquer que seja o lado do vasto oceano, cá se aguardam com expectativa mais trabalhos.
    Bom Domingo!!

    ReplyDelete
  2. Paulo, um dos aspectos de que eu gosto com este processo e' que ele evoca para mim caracteristicas de gravuras antigas (assim como a tinta da china aguarelada).
    Obrigado e boa semana.

    ReplyDelete
  3. Parabéns por mais este trabalho maravilhoso.
    Há uma singular combinação nas pinturas do castelo com os montes.
    C/um Abraço!

    ReplyDelete
  4. Obrigado Willoughby. Castelos são para mim um tema difícil de resistir.
    Boa semana.

    ReplyDelete
  5. Parabéns pela remodelação!
    Sem o outro blogue serão bom irmos apreciando os trabalhos sobre os temas do lado de lá do Atlântico :-)
    A técnica está muito bem aproveitado e resulta realmente num excelente efeito.
    Parabéns e um abraço.

    (Continuo a não conseguir escrever comentário com o Firefox. Às vezes a coisa costuma ficar resolvida se permitir que os comentários sejam feitos em caixa separada...

    ReplyDelete
  6. Obviamente no comentário anterior queria dizer "será" em vez de "serão" e "a técnica estã muito bem aproveitadA"...
    :-)
    Abraço

    ReplyDelete
  7. Olá Luís, obrigado pelo comentário. Eu uso o Explorer, talvez haja alguma incompatibilidade. Boa semana. Eu mudei o setting dos comentários para caixa separada.

    ReplyDelete
  8. Vou experimentar com o Firefox.
    Se este comentário entrar então é porque está resolvido :-)

    ReplyDelete
  9. Caro Villager, vim "caír" no seu blogue por acaso; fiquei fã. Eu trabalho em gouache (já pouco) e acrílico (porque sou tenho pouca paciência e gosto de pintar sem parar), mas a minha limitada experiência com o primeiro leva-me a saber dar bem o devido valor a quem trabalha a aguarela com a classe que o meu amigo demonstra.
    Adoro as suas aguarelas de edifícios antigos e histíoricos (alguns deles conheço bem, eu vivo perto de Serpa). Por favor, continue.
    Eduardo G.

    ReplyDelete
  10. Muito obrigado Eduardo G. pela visita e comentário. Embora o tempo escasseie (especialmente no verão) eu gosto demasiado de pintar aguarelas para parar. Volte sempre.

    ReplyDelete