******
From this high vantage point in Póvoa da Pégada, you can see for miles, all the way down to Serra do Caramulo in the background.
******
Aguarela, 22x30 cm, sobre papel Fabriano.
Depois de atravessar a Serra da Estrela e chegar a' Serra da Malcata, deparamo-nos com a pitoresca vila de Sabugal com o seu vigilante Castelo das Cinco Quinas perto do Rio Côa.
Esta casa foi construída há muito tempo por uma família relativamente próspera na minha pequena aldeia de Póvoa da Pégada na Beira Alta. Não sei qual será o seu futuro, mas de qualquer maneira, continua a ser um ponto de referência no meio das minhas numerosas e variadas memórias infantis. Neste trabalho, eu usei pela primeira vez um líquido que, misturado com a tinta de aguarela, intensifica um efeito em que a tinta forma pequenos grânulos de sedimento. Eu gosto muito deste efeito. É uma das características únicas da aguarela: certas cores não se dissolvem completamente na água, formando um efeito granulado ao fim de secar.Estas cores ficam na superficie do papel. Outras cores são mais transparentes e misturam-se melhor com as fibras do papel. As melhores cores para granulação são as cores de terra, “siena”, “umber” e especialmente o azul de manganésio. Neste caso, para a tinta amarela desgastada nas paredes da casa, eu usei “raw siena” e “burnt siena” com o referido líquido de granulação.
O Estoril era antes um retiro para famílias reais de Portugal e também do resto da Europa devido á sua beleza natural e ao seu clima ameno. Continua a ser um local previligiado pelas mesmas razões.