Toda a minha pintura é feita a partir de fotografias. Um dia, experimentarei pintar directamente no local, quando houver tempo disponível para isso. Por enquanto continuarei a usar fotografias para me poder lembrar dos detalhes. Procuro não caír na tentação natural de copiar a foto com todos os seus detalhes. Ignoro muitos detalhes, invento outros, mudo a direção da luz, o aspecto do céu etc. etc. enquanto procuro dar destaque ao centro de interesse. E, regra geral, só uso fotografias tiradas por mim mesmo.
Mas como todas as regras tem excepções, esta é uma delas. Agradeço ao Willoughby ter cedido a fotografia para esta aguarela porque a Adega do Jacinto não existia ainda da ultima vez que estive na Póvoa. Agora é um bem-vindo ponto de encontro para os seus habitantes.
******
My painting is done from photographic references, as time is short for painting plein-air. I avoid "copying" the photo and often make extensive changes in details, lighting etc; and I try to emphazise the center of interest. Also, I have a rule of using only my own photos.
All rules have exceptions however, and this is one of them. My thanks to Willoughby for providing the photo that I used for this watercolor.
******
Aguarela, 30x40 cm, sobre papel Arches
Muito bonita esta aguarela da Adega do Jacinto!
ReplyDeleteParabéns!
Está na forja, como prometi, o relato da história desta Adega, que irá ser difundida, oportunamente, em BEIJÓS-CINCO ALDEIAS.
Boa continuação!:)
*************
Aproveito para enviar os meus votos de UM SANTO E FELIZ NATAL, para o administrador do Blogue e sua excelentíssima Família.
Que o Novo Ano lhe traga de tudo o que mais desejar, com maior relevo para a saúde, porque, havendo-a, o resto vem por acréscimo.
Um Grande Abraço do Willoughby.